Avançar para o conteúdo

Speed Dating

Ana Sofia Carmo

Ana Sofia Carmo tirou o Mestrado (2021) em Engenharia Biomédica no Instituto Superior Técnico (IST), Lisboa, Portugal. Retomou os estudos com o Programa Doutoral, em parceria com o Instituto de Telecomunicações, continuando a sua pesquisa na área de monitorização fisiológica e aprendizagem automática, aplicadas à gestão da Epilepsia e previsão de crises epiléticas. Os seus interesses atuais incluem design de dispositivos vestíveis (wearables), reconhecimento de padrões, e aprendizagem automática, bem como transferência de conhecimento. Para responder a este interesse, juntou-se ao ScientISST – um projeto de divulgação científica na área de Engenharia Biomédica – e mais recentemente tornou-se teaching assistant no Departamento de Bioengenharia (DBE), no IST.

Diogo Melo

Diogo Melo graduou-se em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa em 2022. A sua Tese de Mestrado focou-se em engenharia de tecido neural, onde desenvolveu uma configuração de estimulação eléctrica para células neuronais, bem como biomateriais para cultura celular com diferentes técnicas de fabrico. Enquanto completava a sua Tese de Mestrado, foi estudante visitante no laboratório de Disfunção dos Circuitos Neurais, na Fundação Champalimaud, desenvolvendo DeepLabCut, pipelines em Python e Matlab para análise comportamental e de imagens de cálcio de um modelo animal de distonia. Atualmente, trabalha na Unidade de Neuropsiquiatria da Fundação Champalimaud como Técnico de Investigação, colaborando em projetos que estudam o comportamento alimentar em modelos animais e humanos. O Diogo está interessado na organização estrutural e funcional do sistema nervoso, particularmente nos princípios computacionais que guiam o comportamento alimentar.

Duarte Saraiva

Duarte Saraiva finalizou o mestrado integrado em Engenharia Biomédica e Biofísica na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) em 2022. Durante o seu percurso académico, esteve envolvido em diversas atividades de associativismo, incluindo o cargo de vice-presidente do Núcleo de Estudantes de Engenharia Biomédica e Biofísica (NE2B2). Ele fez ainda parte da equipa portuguesa que competiu no evento internacional Sensus 2020 e que conquistou o prémio de segundo lugar. No fim da licenciatura, fez um estágio na área de medicina regenerativa no BIH Center for Regenerative Therapies (BCRT), em Berlim. A sua dissertação de mestrado foi realizada no Instituto de Biofísica e Engenharia Biomédica (IBEB), desenvolvendo um modelo de inteligência artificial para o diagnóstico de doenças neuropsiquiátricas. Atualmente é professor assistente convidado e estudante de doutoramento na FCUL. O seu projeto está ser realizado em colaboração com o IBEB e o LASIGE, propondo o desenvolvimento de uma solução de inteligência artificial para assistir na aquisição e avaliação de um exame de ecografia pulmonar.

Miguel Vidal2

Miguel Vidal

Miguel Vidal é mestre em Engenharia Biomédica e encontra-se no segundo ano do doutoramento em Engenharia Física na Universidade de Aveiro. A sua área de investigação foca-se no desenvolvimento de biossensores óticos para a avaliação da saúde cardiovascular, incluindo dispositivos para a deteção de biomarcadores cardíacos, bem como para a monitorização de sinais vitais, sendo que o seu trabalho está a ser desenvolvido em parceria com a Universidade de Twente e a Dublin City University.

Patrícia Bota

Patrícia Bota é mestre em Engenharia Biomédica pela Universidade NOVA de Lisboa. Atualmente, é aluna de doutoramento no Instituto Superior Técnico e no Instituto de Telecomunicações, onde se dedica à análise das emoções em grupo através de algoritmos de inteligência artificial com base em dados fisiológicos. Os seus principais interesses incluem Inteligência Artificial, Computação Afetiva, Dados Fisiológicos e Processamento de Sinal.

Patrícia Ferreira

Patrícia Ferreira licenciou-se em Ciências Biomédicas pela UBI em 2015 e posteriormente realizou o mestrado em Engenharia Biomédica pelo IST. Tem trabalhado como software developer, estando envolvida no desenvolvimento de duas apps ligadas à saúde mental, possuindo conhecimento em diversas linguagens de programação. Atualmente frequenta o Programa Doutoral em Neurociências na Faculdade de Medicina do Porto e paralelamente foi convidada para lecionar a UC Análise de Sistemas e Arquitetura pelo ESTG.