Sessões Plenárias
Ana Prata - moderadora
Roundtable - Dualidade entre investigação e indústria
Assim que um cientista se apaixona pela inovação, é algo parecido a contrair uma infeção crónica: não há como voltar atrás.
Este é um bom resumo da carreira profissional de Ana Prata até à data. Detalhando um pouco mais, formou-se em Ciências da Saúde e depois realizou o Mestrado em Microbiologia Aplicada. Tudo ganhava forma para uma carreira académica, e estava completamente convencida que seria esse o seu percurso. Mas a vida tinha outros planos.
Foi durante uma das suas aulas do Mestrado que encontrou a sua verdadeira paixão. Começou a interessar-se pela monetização da ciência, inovação e impacto da tecnologia na sociedade, e estas áreas acabaram por ser o começo da sua primeira start-up. Desde então, teve o prazer de trabalhar em diversas áreas dentro dos setores de negócios e inovação. A conexão entre o método científico e a inovação empresarial é algo que teve a sorte de testar e aplicar em áreas da saúde, bem-estar e soluções digitais.
Foi também durante uma destas aventuras que começou a aprender sobre o conceito de economia circular, e acabou por ligar as suas competências anteriores com esta área, onde o objetivo é implementar as ideias por detrás da economia circular e sustentável nas empresas já existentes criando um impacto positivo mensurável na sociedade.