Coimbra
Coimbra é uma cidade histórica e cultural localizada no centro de Portugal com uma rica herança arquitetônica, musical e repleta de tradições, o que a torna num local fascinante para visitar. Desde a sua fundação, tem sido um importante centro acadêmico, com uma das universidades mais antigas da Europa e muitos monumentos e museus deslumbrantes que documentam a sua história. Para além disso, Coimbra oferece uma vida noturna animada, ótimos restaurantes, muitas atrações culturais e paisagens deslumbrantes sendo, por isso, uma cidade que oferece o acolhimento perfeito a todos os seus habitantes, estudantes e turistas.
Pontos Turísticos
Biblioteca Joanina
A Biblioteca Joanina é considerada uma das mais ricas bibliotecas barrocas da Europa. Foi construída entre 1717 e 1728 e localiza-se no Paço das Escolas na Universidade de Coimbra.
Curiosidades
Por baixo da biblioteca existe uma prisão académica que pode ser visitada.
Há uma colónia de morcegos que, ao longo de pelo menos 250 anos, tem contribuído para a boa manutenção dos livros, comendo, durante a noite, traças e outros insetos que os podem danificar.
No cofre da Biblioteca Joanina encontram-se exemplares de extrema raridade, como uma primeira edição d’Os Lusíadas e uma Bíblia Hebraica.
Jardim Botânico
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra estende-se por quase 12 hectares e abriga uma coleção com mais de 8000 espécies de plantas provenientes de várias regiões do mundo.
Curiosidades
No Jardim são lecionadas algumas aulas, nomeadamente do curso de Biologia.
No Jardim existe uma estufa tropical com uma variedade de plantas exóticas.
É considerado Património Mundial da UNESCO desde 2013.
Museu Nacional de Machado de Castro
O Museu Nacional de Machado de Castro abriga uma coleção impressionante de arte e arqueologia, incluindo esculturas romanas e medievais, pinturas e objetos de arte sacra.
Curiosidades
Lá encontramos um criptopórtico datado de meados do século I.
O terraço do museu oferece uma vista panorâmica sobre a cidade de Coimbra e do Rio Mondego.
Mosteiro de Santa Cruz
O Mosteiro de Santa Cruz foi fundado no reinado de D. Afonso Henriques e é especialmente famoso pela sua arquitetura, dado que apresenta uma combinação do estilo românico com o barroco.
Curiosidades
No mosteiro encontramos os túmulos do rei D. Afonso Henriques, do rei D. Sancho I e de outros membros da nobreza portuguesa.
Quinta das Lágrimas
A Quinta das Lágrimas é famosa por ser o local onde aconteceu a trágica história de amor entre Pedro e Inês. A propriedade possui um jardim romântico, com fontes, lagos, árvores centenárias, uma vegetação exuberante e um hotel de luxo com vistas deslumbrantes para o jardim e para o rio Mondego.
Curiosidades
O nome “Quinta das Lágrimas” vem do mito de que as lágrimas de Inês teriam enchido uma das fontes da quinta, a Fonte dos Amores.
A Quinta das Lágrimas foi também um local de residência de vários reis e príncipes.
Parque Verde
O parque verde é um parque amplo de livre acesso. Na margem direita encontramos uma ampla zona de esplanadas, assentes numa plataforma de madeira sobre o rio. A zona verde soma quatro quilómetros de corredores para peões e o mesmo comprimento de ciclovias, por entre pavilhões com exposições temporárias. Na margem esquerda existem 4 pavilhões alegados à prática de desportos náuticos como remo, canoagem e stand up paddle, para além de um skatepark e um parque de merendas.
Curiosidades
Já realizaram lá vários eventos desportivos de grande importância nomeadamente campeonatos nacionais de remo e canoagem.
No início do ano letivo os estudantes têm a tradição de batizar os afilhados com a água do Rio Mondego nas margens do Parque Verde.
É no Parque Verde, mais precisamente na Praça da Canção que se realiza as noites da Queima das Fitas.
Tradições
Fado de Coimbra
O Fado de Coimbra surgiu espontaneamente por entre grupos de estudantes que, ao mudarem-se para a cidade para frequentar a Universidade, levavam consigo as suas guitarras portuguesas, por isso mesmo, está intimamente ligado às tradições académicas. Durante a época da Ditadura, a par dos movimentos políticos no seio da Universidade, também o Fado serviu de veículo de intervenção entre os estudantes ao adotarem as baladas como forma de expressão política. A tradição manteve-se até hoje, implicando rigor nas vestes. Grupos de estudantes e cantores pertencentes a Tunas académicas cantam nas praças, nas ruas de Coimbra e nos eventos académicos, envergando o traje académico de calça, batina e capa negra traçada. Para além disso, existem vários espaços e casas de fado onde se pode ouvir o fado coimbrão ao vivo como, por exemplo, o Café Santa Cruz.
Cortejo da Queima das Fitas
O cortejo da Queima das Fitas é um dos eventos mais emblemáticos da cidade de Coimbra. É um desfile que percorre as ruas da cidade, durante a semana da Queima das Fitas, em que os estudantes acompanham, trajados, os carros alegóricos que representam cada curso e que transportam os pré-finalistas. O cortejo da Queima das Fitas é um evento único, que reflete a tradição académica e o espírito de festa que caracterizam a cidade de Coimbra. É um momento de grande orgulho para os estudantes e para a cidade, e atrai todos os anos milhares de pessoas de todo o país.
Serenata Monumental
A Serenata é um dos momentos mais importantes no percurso de qualquer estudante de Coimbra. Antigamente na escadaria da Sé Velha, atualmente na escadaria da Sé Nova ou no Paço das Escolas, realiza-se, todos os anos, a emblemática serenata monumental que marca o início da Queima das Fitas. Nessa noite, ao soarem as doze badaladas, os estudantes, trajados, reúnem-se para escutar o Fado. Para os caloiros, essa noite é a primeira vez que trajam de negro e, por isso marca o início de uma longa caminhada. Por sua vez, para os finalistas, marca a hora da despedida da cidade que lhes proporcionou aprendizagens e vivências únicas. É, por isso, uma noite mágica e memorável na vida de todos os estudantes.