Avançar para o conteúdo

Comité Científico

A organização da IV Edição do BE SUMMIT tem o privilégio de poder contar com o apoio incansável do Comité Científico. Os membros deste Comité desempenham um papel fundamental ao aconselhar e contribuir de forma valiosa para o desenvolvimento do programa científico. É composto por especialistas de diferentes áreas, todos com o fim comum de elevar o nível e relevância do evento, assim como proporcionar uma experiência enriquecedora a todos os participantes.

Ana Luísa Silva

Professora Auxiliar na Universidade de Aveiro
Diretora da Licenciatura em Engenharia Biomédica
Co-fundadora da RI-TE e investigadora no grupo DRIM – I3N

Ana Luísa Silva é Professora Auxiliar no Departamento de Física da Universidade de Aveiro e Diretora da Licenciatura em Engenharia Biomédica. Concluiu o Doutoramento em Física (MAP-fis) pela Universidade de Aveiro em 2013. Desde 2008, desenvolve investigação na área da Engenharia Física e Biomédica, com enfoque em instrumentação, física da radiação e física médica, no âmbito do grupo de Detecção de Radiação e Imagem Médica (DRIM) do Laboratório Associado I3N.
Atualmente, coordena dois projetos de investigação nas áreas da instrumentação e imagem médica, e está envolvida em diversas colaborações internacionais. A sua investigação tem contribuído para o desenvolvimento de vários protótipos laboratoriais e sistemas de prova de conceito, incluindo detectores de radiação e sistemas de imagem por radiação (fluorescência de raios-X, CT, PET), com aplicações em ensino, investigação pré-clínica e prática clínica.
É orientadora de vários estudantes de doutoramento e mestrado, sendo co-inventora de uma patente, com duas licenças atribuídas a empresas, e responsável pelo registo de seis marcas e logótipos. É cofundadora da startup RI-TE (Radiation Imaging Technologies), uma spin-off da Universidade de Aveiro dedicada à Física Médica.
Entre 2013 e 2025 integrou a coordenação da Divisão de Física Atómica e Molecular da Sociedade Portuguesa de Física (SPF), sendo também, desde 2019, membro da sua Direção. Foi co-editora convidada de uma edição especial da revista X-ray Spectrometry e é Editora Associada na Frontiers in Detector Science and Technology – Detectors Apparatus and Methods.

Cátia Leitão

Investigadora no i3N – Universidade de Aveiro
Doutorada em Engenharia Física
Especialista em tecnologias óticas aplicadas à Saúde 5.0

Cátia Leitão é mestre em Engenharia Biomédica e doutorada em Engenharia Física. É investigadora no Laboratório Associado i3N, integrada no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, onde também leciona várias unidades curriculares no âmbito da Engenharia Biomédica, incluindo Introdução à Engenharia Biomédica, Laboratórios de Engenharia Biomédica II, Sobrevivência em Ambiente Espacial, Ótica Biomédica e Sensorização de Sistemas Biomédicos.
A sua investigação decorre no grupo de Nanofotónica e Optoeletrónica (NO), centrando-se no desenvolvimento e aplicação de tecnologias óticas em contextos biomédicos. Através de uma abordagem multidisciplinar, tem vindo a explorar soluções inovadoras baseadas em dispositivos óticos, wearables e sistemas inteligentes de monitorização personalizada, com forte alinhamento com os princípios da Saúde 5.0.

Hugo Plácida

Professor Convidado no IST – UL e Investigador Sénior no IT
Co-fundador de várias empresas em dispositivos biomédicos e saúde digital
IEEE Distinguished Lecturer e membro da ELLIS/LUMLIS

Hugo Plácido é Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa), onde obteve a Agregação em Engenharia Biomédica e o Doutoramento em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. É também Investigador Sénior no IT – Instituto de Telecomunicações, com o qual colabora desde 2004. É cofundador de várias empresas tecnológicas inovadoras nas áreas dos dispositivos biomédicos e da ciência de dados aplicada à saúde e qualidade de vida.
Tem participado ativamente em mais de 60 projetos nacionais e internacionais, financiados por programas como Horizon Europe, Horizon 2020, Portugal 2020, FCT, entre outros. É autor de mais de 270 publicações científicas em revistas internacionais, conferências e capítulos de livros, coautor de um manual técnico e inventor com 10 patentes concedidas.
O seu trabalho tem sido distinguido com diversos prémios, incluindo o IEEE Entrepreneurship Impact Award, o Innovation Radar Prize da Comissão Europeia, o Career Award alumniIPS, e o Prémio de Inovação Jovem Engenheiro da Ordem dos Engenheiros.
É IEEE Distinguished Lecturer, Vice-Presidente do capítulo português da IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBS), e membro nomeado da unidade LUMLIS/ELLIS – Laboratório Europeu para Sistemas de Aprendizagem e Inteligência Artificial. Mais recentemente, foi eleito delegado nacional do Colégio de Engenharia Biomédica e Bioengenharia da Ordem dos Engenheiros.

João Sanches

Professor Catedrático no IST – UL e Investigador Sénior no ISR
Especialista em imagem biomédica e análise de dados fisiológicos
Senior Member da IEEE EMBS

João Miguel Sanches é Professor Catedrático no Departamento de Bioengenharia do Instituto Superior Técnico (IST), onde coordena a área de Sistemas Biomédicos e Biosinais, bem como os programas de Mestrado e Doutoramento em Engenharia Biomédica. É também Investigador Sénior no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR).
A sua investigação foca-se no processamento de imagem biomédica e na análise estatística de dados fisiológicos e comportamentais. Atualmente, desenvolve métodos para o mapeamento de biomarcadores de cancro e para a criação de ferramentas quantitativas de avaliação emocional e cognitiva no contexto da psiquiatria.
É autor de cerca de 200 publicações internacionais e Senior Member da IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBS).

Miguel Coimbra

Professor Catedrático na FCUP e coordenador da linha TEC4Health – INESC TEC
Especialista em sistemas interativos e processamento de sinais biomédicos
Ex-Presidente do Capítulo Português da IEEE EMBS

Miguel Coimbra é Professor Catedrático no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Desde 2019, integra a Direção da Faculdade e é o atual coordenador da linha TEC4Health do INESC TEC. Entre 2017 e 2021, foi Presidente do Capítulo Português da IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBS).
É um dos fundadores do IT Porto (2007), tendo sido seu coordenador entre 2015 e 2019, e criou o grupo Interactive Media Group neste instituto. Foi Diretor do Mestrado em Informática Médica da Universidade do Porto (2014–2016) e cofundador da spin-off IS4H – Interactive Systems for Healthcare, criada em 2013.
Lidera e colabora em diversos projetos nas áreas da engenharia e da medicina, nomeadamente em cardiologia e gastroenterologia, com parcerias ativas com hospitais em Portugal, Brasil, Alemanha e Suécia. Com quase duas décadas de experiência em processamento de sinais biomédicos e sistemas interativos para a saúde, esteve envolvido no desenvolvimento de soluções inovadoras, como sistemas para recolha e análise de sinais de auscultação, processamento de imagens de ecocardiografia para rastreio de febre reumática, monitorização de stress e fadiga em bombeiros, análise de sinais de endoscopia para deteção de cancro, apoio à decisão clínica em cápsula endoscópica e quantificação de padrões de movimento 3D em epilepsia.
É autor de mais de 130 publicações científicas, incluindo 25 artigos em revistas de elevado impacto (17 em IEEE Transactions), e já coordenou mais de 15 projetos de investigação, com financiamento superior a 3 milhões de euros.